LEITORES DO GUGUNEWS

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS, E TENHAM UMA ÓTIMA LEITURA!.

CURTA OGUGUNEWS NO FACEBOOK

GUGUNEWS - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

segunda-feira, 26 de março de 2018

EM UBAJARA (CE), HOMEM É DETIDO POR POPULARES APÓS FURTAR CELULAR

Otalício foi autuado por furto

Um homem foi detido por populares após furtar um celular no interior de um bar em Ubajara.

O Fato ocorreu por volta de 15h50 deste domingo, (25), em um bar localizado na Rua Ângelo Sousa. 

De acordo com informações do 1º Sgt Glauberto, a vítima é uma mulher de 21 anos que trabalha no estabelecimento, a qual afirmou que em um momento de descuido teve seu celular marca Samsung furtado. 

O autor do furto ao ser descoberto, empreendeu fuga mas foi alcançado e agredido por populares nas imediações da rua Ângelo Sousa.

A Polícia Militar compareceu ao local e fez a prisão do homem que foi identificado como OTALÍCIO FERREIRA DA SILVA LIMA, residente no Sítio Paratibe, em Ibiapina.
Celular furtado foi encontrado em poder do infrator

O celular da vítima foi recuperado e o infrator foi conduzido a Delegacia de Policia Civil de Tianguá, onde foi apresentado ao Delegado Dr. Márcio Fernandes, em seguida autuado por furto.

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

sábado, 24 de março de 2018

NA CATALUNHA, NOVO PRESIDENTE É PRESO E POSSE É SUSPENSA

Independentista catalão Jordi Turull é cercado por jornalistas e ao lado de sua mulher ao sair da Suprema Corte nesta sexta-feira (23) durante intervalo em audiência (Foto: Francisco Seco/AP Photo)

O Parlamento catalão suspendeu neste sábado (24) a posse de um novo presidente regional após a detenção do candidato separatista Jordi Turull. A decisão judicial de prender cinco separatistas coloca a Catalunha em um novo bloqueio político.

Na sexta-feira (23), o juiz que acompanha o processo de tentativa de separação da Catalunha acusou 25 líderes separatistas, 13 deles por rebelião, decretou prisão preventiva para cinco - elevando a nove o número de políticos presos. A Justiça ainda emitiu ordens de captura contra seis independentistas no exterior.

Um deles é o ex-presidente regional Carles Puigdemont, que, neste sábado, encontrava-se a ponto de abandonar a Finlândia e voltar para a Bélgica, onde reside atualmente.

A Polícia finlandesa recebeu a ordem de prisão e, após pedir informações suplementares às autoridades espanholas, ativou o "procedimento normal de extradição" contra o líder separatista, que deve deixar Helsinque na parte da tarde. Seu paradeiro atual é desconhecido.
Ex-presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, durante debate na Universidade de Copenhagen, em 22 de janeiro (Foto: Jonathan Nackstrand/AFP)

"A Finlândia recebeu uma ordem europeia de prisão de um cidadão espanhol que visita" o país e, por isso, ativará "o procedimento normal de extradição", indica um comunicado do Escritório Nacional de Investigação finlandês, referindo-se a Puigdemont.

Em entrevistas a várias rádios catalãs, seu advogado, Jaume Alonso Cuevilla, lembrou que, quando as autoridades belgas receberam uma ordem europeia, depois retirada pela Espanha, ele se apresentou à Justiça do país e assegurou que "voltará a fazer o mesmo".

Plenária suspensa

Enquanto isso, em Barcelona, palco na sexta-feira de fortes protestos contra a decisão judicial e que terminaram com 37 feridos, os deputados catalães se reuniam no Parlamento para encontrar um sucessor.

Sua posse foi novamente frustrada pela Justiça, que nas semanas anteriores já havia impedido a posse de Puigdemont e do ativista preso Jordi Sánchez.

"O candidato à Presidência da Generalitat (governo catalão) está na prisão junto com outros deputados desta Câmara", constatou o presidente da Câmara catalã, o separatista Roger Torrent.

Na quinta-feira, ocorreu a primeira sessão de debate e, apesar dos separatistas contarem com a maioria absoluta, Turull não foi escolhido por falta de apoio do grupo mais radical. Neste sábado, deveria ser submetido a uma segunda votação.

"É evidente que, nessas condições, a plenária não pode ser realizada", disse Torrent a um auditório taciturno e com quatro cadeiras vazias, adornadas com grandes fitas amarelas com os quais pedem a liberdade dos presos políticos.

No local reservado aos espectadores, havia familiares de alguns dos presos, aos quais dedicaram aplausos, e entre as fileiras separatistas muitos deputados mostravam rostos chorosos e davam longos abraços.

Treze dos processados - ex-membros do governo, parlamentares e líderes de associações separatistas - enfrentam até 30 anos de prisão pela acusação de rebelião, a mais polêmica, por envolver a existência de violência, algo que os independentistas negam.

"O que aconteceu ontem foi um ataque ao coração da democracia", assegurou Torrent em um ato institucional posterior à plenária, na qual não foi realizada a votação prevista, mas que contou com a fala de diferentes porta-vozes parlamentares.

'Fracasso coletivo'

Inés Arrimadas, líder do partido antinacionalista Cidadãos, a maior bancada da Casa, dirigiu-se a seus adversários estimulando que abandonem o processo de secessão. Também os recriminou por terem passado por cima das leis ao realizarem um referendo ilegal de autodeterminação e proclamado a secessão.
"Este processo tem sido um fracasso coletivo de toda a Catalunha (...) Vocês realmente têm que fazer uma reflexão: de que serviu este processo?", questionou, recordando a divisão social e a incerteza econômica causadas.

Além disso, a tentativa de criar uma república separada do Reino da Espanha acabou com a perda temporária da autonomia da Catalunha, que está sendo controlada diretamente pelo governo espanhol.

Esta intervenção será mantida até que os separatistas escolham um presidente e este forme um governo. Se não conseguir fazer isto antes de 22 de maio, a região terá de realizar novas eleições.

AUTOR: FPN

quarta-feira, 21 de março de 2018

EM GUARACIABA DO NORTE (CE), HOMEM É PRESO APÓS AGREDIR O PAI DE 84 ANOS COM UMA TIJOLADA NA CABEÇA

Fco Olavo Rocha foi autuado por crime de lesão corporal

O fato ocorreu na tarde desta terça-feira, (20), na rua João Advanildo Mesquita Marinho no centro de Guaraciaba. 

O agressor foi identificado como FRANCISCO OLAVO DA ROCHA FILHO, 54 anos, e segundo informações da polícia, o mesmo estava com sintomas de embriaguez e ao chegar em casa discutiu com o pai, o Cabo da Reserva da PM FRANCISCO OLAVO DA ROCHA, 84 anos, e o agrediu com uma tijolada na cabeça.

A vítima foi socorrida ao hospital e o agressor foi preso pelo policiais do destacamento local (Sgt Juscelino, Sd Arley e Sd Sousa) e conduzido a Delegacia onde foi autuado por crime de lesão corporal.

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

segunda-feira, 19 de março de 2018

ATENÇÃO: MINISTÉRIO DAS CIDADES REVOGA DECISÃO QUE EXIGIA CURSO PARA RENOVAR CNH

Segundo nota do Ministério das Cidades, a medida anunciada pelo Contran que obrigaria condutores a fazer curso e exame na renovação está revogada

Após o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinar uma série de mudanças que impactaria o sistema de renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, determinou que a norma será revogada.

A medida, cancelada antes mesmo de entrar em vigor, dizia que a partir do dia 5 de junho, além do exame médico, o motorista que quisesse renovar sua habilitação teria de realizar novo curso teórico e prova.

O ministério justificou a revogação afirmando que objetivo é não alterar a vida de quem precisa renovar o documento, como também a diminuição de custos. O Contran ainda não havia precisado o valor que os exames custariam.

Entre as alterações que também haviam sido anunciadas e que serão revogadas, está a exigência de que o candidato a habilitação deva passar por duas provas de balizas para tirar a CNH e que os motociclistas deveriam fazer exames nas ruas.

Confira a nota divulgada pelo Ministério das Cidades na íntegra:

Por determinação do ministro das Cidades, Alexandre Baldy, o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Maurício Alves, revoga a resolução 726/2018 que torna obrigatória a realização e aprovação em Curso de Aperfeiçoamento para renovação da Carteira Nacional de Habilitação.

A diretriz da atual gestão da Pasta tem por objetivo implementar ações e legislações que atendam às expectativas da população, no sentido de simplificar a rotina e levar conforto e praticidade a seu dia a dia. Esta ação acontece em conformidade com os objetivos do Governo Federal, de reduzir custos e facilitar a vida do brasileiro.

Esclarecemos que a medida é tomada com todo respeito ao trabalho da Câmara Temática de Educação, Habilitação e Formação de Condutores, ao trabalho realizado pelo Contran e todos os profissionais envolvidos. Neste sentido, informa-se que os técnicos do Denatran, do Ministério das Cidades, seguirão na busca de alcançar o objetivo de promover a cada vez mais a segurança dos usuários de trânsito, mas sempre com absoluto foco na simplificação da vida dos brasileiros e na constante busca pela redução de custos de forma a não afetar a rotina dos condutores que precisam renovar suas carteiras de habilitação/CNHs por todo o Brasil. A revogação acontece no próximo dia útil.

AUTOR: O Povo

sexta-feira, 16 de março de 2018

EM JERICOACOARA (CE), POLÍCIA PRENDE IRMÃOS SUSPEITOS DE COMETER DUPLO HOMICÍDIO EM CAMOCIM

Uma ação realizada, nesta sexta-feira (16), pela Polícia Civil, resultou nas prisões de um homem e de uma mulher na vila de Jericoacoara, Região Norte do Estado do Ceará.

Os irmãos Otaciano Esmerino Cassiano de 32 anos e Tália Geulia Esmerino Cassiano de 20 anos são suspeitos de envolvimento em um homicídio ocorrido em novembro de 2015, na praia de Tatajuba, em Camocim. Na ocasião, foram mortos a tiros o empresário italiano Renato Valentim e um homem identificado como José Edson de Albuquerque.

Na manhã desta sexta-feira, equipes da delegacia, com o apoio de policiais da Delegacia Municipal de Jijoca de Jericoacoara, cumpriram os mandados de prisão preventiva e busca apreensão referente ao duplo homicídio e prenderam o casal de irmãos.

Otaciano e Tália foram detidos em uma área central de Jericoacoara. Os dois são apontados ainda como responsáveis por traficar drogas na localidade. Com eles, foi apreendida uma pequena quantidade de haxixe. Os irmãos foram encaminhados para a Delegacia Regional de Camocim, onde ainda foram autuados em flagrante por tráfico de drogas. A Polícia Civil trabalha agora com o objetivo de localizar e prender o terceiro envolvido nas mortes de Renato Valentim e José Edson.

O crime

O empresário italiano Renato Valentim e José Edson de Albuquerque foram mortos a tiros, na manhã do dia 19 de novembro de 2015. Os corpos das vítimas foram encontrados em uma caminhonete, na Praia da Tatajuba, em Camocim, no litoral Oeste cearense. O veículo foi localizado em uma trilha utilizada por bugueiros para fazer o trajeto entre Camocim e Jericoacoara.

AUTOR: Cnews

EM SOBRAL (CE), ACIDENTE DEIXA DUAS PESSOAS MORTAS NA BR-222

Um acidente envolvendo um caminhão e um carro deixou duas pessoas mortas e uma ferida na BR-222, no distrito de Patos em Sobral, Região Norte do Ceará. O acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (15).

De acordo com informações de testemunhas, um caminhão que transportava cimento, colidiu em um veículo Palio, com placas de Itapajé.
Colisão aconteceu em Sobral. Uma pessoa ficou ferida
Três pessoas estavam no interior do veículo menor, duas delas morreram no local. A outra vítima do acidente foi resgatada.

A Perícia Forense foi acionada e os corpos serão transladados para o Instituto Médico Legal (IML). A Polícia Rodoviária Federal (PRF) ficou no local orientando o tráfego.

AUTOR: Cnews

quinta-feira, 15 de março de 2018

EM VIÇOSA DO CEARÁ, FORÇA TÁTICA RECUPERA MOTO ROUBADA

Uma moto roubada foi recuperada pelos PMs da equipe bravo da Força Tática de Tianguá, no inicio da tarde desta quarta-feira, (14), durante diligências realizadas nas imediações do Distrito de Quatiguaba, na zona rural de Viçosa.

A moto trata-se da Honda Bros NXR 150, de cor preta, ano 2011/2012, placa OCH-2070, que havia sido roubada há dois dias. Os policiais encontraram a moto escondida dentro de um matagal.
O veículo foi levado para Delegacia local onde será devolvido ao legítimo proprietário.

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

segunda-feira, 12 de março de 2018

HOJE, FUNCIONÁRIOS DOS CORREIOS ENTRAM EM GREVE

De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), os trabalhadores são contra mudanças no plano de saúde da empresa

Servidores dos Correios entrarão em greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira, 12. De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), os trabalhadores são contra mudanças no plano de saúde da empresa, que preveem o pagamento das mensalidades pelos funcionários e a retirada de dependentes dos contratos.

“Além disso, o benefício poderá ser reajustado conforme a idade, chegando a mensalidades acima de R$ 900", informou a Fentect, em nota, ressaltando que o salário médio dos trabalhadores dos Correios é de R$ 1,6 mil, “o pior salário entre empresas públicas e estatais”.

O início da greve coincide com o julgamento sobre o plano de saúde dos trabalhadores no Tribunal Superior do Trabalho (TST), também marcado para amanhã, referente à última negociação salarial.

Segundo a Fentect, a mobilização nacional da categoria foi aprovada em assembleias dos sindicatos. Entre outras reivindicações, os trabalhadores são contra as alterações no Plano de Cargos, Carreiras e Salários; a terceirização na área de tratamento; a privatização da estatal; a suspensão das férias dos trabalhadores; a extinção do diferencial de mercado e a redução do salário da área administrativa.

Além disso, entre as demandas da categoria estão a contratação de novos funcionários por meio de concurso público, a segurança nos Correios e o fim dos planos de demissão.

A federação também é contra a extinção e terceirização do cargo de operador de triagem e transbordo, “importante para o movimento do fluxo postal interno”. “Para piorar a situação, a empresa também anunciou o fechamento de mais de 2.500 agências próprias, por todo o Brasil”, diz a nota da Fentect.

Para a categoria, o “desmonte” promovido pela gestão dos Correios tende a prejudicar ainda mais os serviços à população. “A Fentect esclarece que alguns argumentos repassados transmitem uma visão enganosa da realidade na estatal. Por exemplo, quanto ao monopólio dos Correios, que, hoje, corresponde apenas a cartas, malote e telegrama. O segmento de encomendas, como o Sedex, entretanto, sempre foi concorrencial”, informou.

Quanto ao reajuste dos preços dos serviços da estatal, a federação discorda de aumentos abusivos nos valores. “Já em relação ao argumento da ECT para esse reajuste, a respeito da segurança dos trabalhadores, a Fentect esclarece que não há nenhum benefício pago ao trabalhador por esse motivo, bem como nenhum adicional”.

No dia 6 deste mês, os Correios começaram a cobrar uma taxa extra de R$ 3 para encomendas com destino ao Rio de Janeiro. O motivo seria a elevação dos custos da entrega por causa da violência no município. No dia 9, entretanto, após decisão da Justiça Federal, a estatal suspendeu a cobrança.

Para a Fentect, a empresa não onera o governo federal ou o bolso do cidadão com arrecadação de impostos. “Ao contrário, é o governo quem tem retirado verbas da empresa, sem retorno, nos últimos anos, como da ordem de R$ 6 bilhões”, informou. “Com todos os erros e ingerências políticas na administração dos Correios, a direção da estatal promove essas e outras retiradas de direitos dos próprios trabalhadores, responsabilizando-os pelos danos da ECT.”

Oficialmente, a greve da categoria começa neste domingo (11) a partir das 22h, para que os funcionários que trabalham no turno da noite já possam aderir ao movimento.

A reportagem não conseguiu contato com a assessoria dos Correios.

AUTOR: Agência Brasil

sexta-feira, 9 de março de 2018

EM ITAREMA (CE), POLÍCIA CAPTURA ACUSADO DE MATAR VEREADOR

O suspeito foi preso após uma tentativa de furto contra uma mulher

Um trabalho rápido de policiais civis da Delegacia Metropolitana de Pacajus, na Região Metropolitana, com o apoio da Guarda Municipal, resultou na captura de um homem foragido da Cadeia Pública de Itarema e acusado de ser o autor do latrocínio que vitimou o vereador José Marcondes Rodrigues, no ano de 2016. 

O suspeito foi preso após uma tentativa de furto contra uma mulher, ocorrida na manhã da última quinta-feira (8).

Conforme o delegado Márcio Chalita, o suspeito Francisco Edvaldo dos Santos (20) – conhecido por “Carreirinha” – estava em uma bicicleta e tentou furtar uma bolsa de uma transeunte, sendo capturado logo em seguida, após denúncias de populares sobre a ação criminosa tentada. 

Na abordagem, ele apresentou três nomes diferentes. Contudo, por meio de apurações feitas pela Polícia Civil, foi descoberta a sua verdadeira identificação.

“Carreirinha” era foragido da Justiça desde maio de 2017, quando escapou da unidade prisional onde se encontrava recolhido pelo latrocínio (roubo seguido de morte) que vitimou o vereador José Marcondes. 

No dia do crime, em janeiro de 2016, a vítima foi abordada por "Carreirinha" e um partícipe, na Praia de Almofala. 

Após esboçar reação, o vereador acabou sendo atingido com um disparo de arma de fogo e veio a óbito. Com a captura de hoje, o criminoso foi encaminhado a Delegacia Metropolitana de Pacajus, onde foi ouvido e autuado por tentativa de furto. 

Agora, ele ficará à disposição da Justiça.

AUTOR: Cnews

EM CARNAUBAL (CE), HOMEM MORRE AFOGADO EM BALNEÁRIO

Um homem morreu afogado no Balneário Municipal de Carnaubal na tarde desta quinta-feira, (08), sendo a vítima identificada como FRANCISCO DAS CHAGAS MENDES, residente na Rua Lindolfo Gomes, bairro Beira Rio, Carnaubal.

De acordo com informações de populares o homem mergulhou na barragem do balneário, onde ficou submerso e não retornou mais. 

Policiais do Destacamento local fizeram o isolamento do local até a chegada do Copo de Bombeiros de Sobral, onde foi retirado o corpo da vítima do fundo da barragem, como também foram acionados a Perícia Forense de Sobral.

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

quinta-feira, 8 de março de 2018

EM BRASÍLIA (DF), INQUÉRITO CONTRA LULA E DILMA NO STF VAI PARA A 1ª INSTÂNCIA

FOTO: NELSON ALMEIDA/AFP

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (8) o envio à Justiça Federal do Distrito Federal de denúncia por organização criminosa contra o ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, os ex-ministros Antonio Palocci e Guido Mantega, e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto.

Somente os casos da senadora Gleisi Hoffmann e o ex-ministro Paulo Bernardo continuarão no Supremo. Fachin entendeu que as condutas de ambos estão interligadas, e a senadora possui foro privilegiado, isto é, só pode ser investigada e julgada no STF.

A denúncia, no âmbito da Operação Lava Jato, foi oferecida pela Procuradoria Geral da República com base em inquérito que apura se o PT formou uma organização criminosa para desviar dinheiro da Petrobras.

Todos os denunciados são suspeitos de “promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa”, cuja pena é de 3 a 8 anos de prisão, além de multa.

As denúncias haviam sido remetidas ao STF porque Gleisi Hoffmann tem foro privilegiado, devido à condição de senadora. Mas a própria Procuradoria pediu o fatiamento para os acusados sem foro, para a Justiça Federal do Paraná.

Ao remeter o caso para a primeira instância da Justiça Federal, Fachin citou uma decisão anterior da Corte que determinou o fatiamento de inquéritos para o Distrito Federal no caso envolvendo o presidente Michel Temer e líderes do PMDB.

Já a parte da denúncia contra Edinho Silva, ex-ministro e prefeito de Araraquara (SP), deve ser encaminhada ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

AUTOR: G1/DF

domingo, 4 de março de 2018

EM SÃO BENEDITO (CE), REVÓLVER É APRENDIDO PELA PM NA ZONA RURAL

O revólver foi apreendido durante uma busca de armas realizada em um bar

Um revólver calibre 32 foi apreendido pelos policiais do Pelotão de São Benedito na noite deste sábado (03), durante uma busca de armas realizada em um bar nas imediações do Sítio Lagoa, na zona rural do município.

A arma estava em poder de Kleano Ribeiro Lima, 34 anos, o qual foi conduzido a Delegacia de Polícia em Tianguá, onde foi apresentado ao Delegado plantonista Dr. Miguel Sales, sendo em seguida autuado por Porte ilegal de arma de fogo, conforme Inquérito Policial nº 560-135/2018.

Estiveram na ocorrência os PMs 1º Sargento Basílio, Cabo PM Clerton , Solado Frota, Soldado Claudemir e Soldado Joniel, todos sob o Comando do Major Timóteo.

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

sexta-feira, 2 de março de 2018

CEARÁ VIOLENTO: FEVEREIRO TERMINOU COM 388 PESSOAS ASSASSINADAS, E O ANO JÁ SOMA 916 HOMICÍDIOS

A guerra de facções tem deixado um rastro de mortes nas ruas da Grande Fortaleza todos os meses

O mês de fevereiro terminou com mais números negativos para a Segurança Pública do estado. Em 28 dias, nada menos, que 388 pessoas foram assassinadas no Ceará, numa média de 14 pessoas mortas por dia. No acumulado de dois meses, o Ceará já registra 916 Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs), contra 618 no primeiro bimestre de 2017, um aumento de 48,2 por cento.

Em comparação ao mês de fevereiro de 2017, quando ocorreram 269 homicídios no Ceará, o aumento foi da ordem de 44,2 por cento. Somente em Fortaleza, 128 pessoas foram assassinadas em fevereiro. Na Região Metropolitana foram 109 homicídios. No Interior, mais 151 casos, sendo 78 na Região Sul e mais 73 na Região Norte.

Outro destaque da estatística criminal de fevereiro foi a morte acentuada de mulheres. Ao menos, 42 mulheres foram assassinadas no mês passado no estado. Em janeiro já haviam sido registrados outros 56 caso, totalizando assim, 98 assassinatos do gênero em apenas dois meses.

Em Fevereiro, também foi registrada uma alta no número de homicídios múltiplos, isto é, aqueles com mais de uma vítima. Foram computados pela Polícia 20 duplos homicídios em todo o estado, sendo nove na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), quatro na Capital, quatro no Interior Norte e mais três no Interior Sul.

Também em fevereiro ocorreu um triplo homicídio, no Município de Maracanaú.

Mortos pela Polícia

Em fevereiro de 2018, 19 pessoas morreram em confrontos com a Polícia, casos denominados de Morte por Intervenção Policial. A maioria dos óbitos ocorreu na Grande Fortaleza. Foram 11 casos, sendo seis na Região Metropolitana e mais cinco na Capital. No Interior foram mais oito óbitos, seis na Região Sul e dois casos no Interior Norte.

Também no mês passado, ao menos, uma morte violenta foi registrada no Sistema Penitenciário do estado, um detento identificado como Francisco Cavalcante dos Santos Júnior, foi assassinado por meio de espancamento e golpes de “cossoco” na Cadeia Pública da cidade de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

AUTOR: FERNANDO RIBEIRO

quinta-feira, 1 de março de 2018

EM QUIXADÁ (CE), PADRE ENCONTRADO MORTO DEIXOU CARTA QUE LEVOU À PRISÃO DE SUSPEITO DE ESTELIONATO

Monsenhor Luís Orlando foi encontrado morto no último dia 16 (Foto: Reprodução/Diocese de Quixadá)

O religioso teria sido vítima de sucessivos golpes financeiros, com promessa de lucro. O esquema foi explicado pelo padre em carta de 18 páginas

Após a morte do monsenhor Luís Orlando de Lima, no último dia 16, em Quixadá (a 158 km de Fortaleza), policiais encontraram extensa carta que levou à prisão de Leanderson Pereira de Araújo, suspeito de estelionato que se identificava falsamente como assessor de deputado federal cearense e ainda servidor do Ministério do Turismo. Leanderson foi preso preventivamente na tarde dessa terça-feira, 27, após tentar atrapalhar as investigações.

Titular da Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá, Marcus Vinícius Damasceno disse ao Jornal O Povo que o nome do suspeito foi especificado por monsenhor Orlando em carta de 18 páginas, deixada no local que a vítima se matou, na casa da Paróquia de São Francisco. O suicídio do religioso teria sido motivado, segundo a Polícia, por golpes sucessivos que somam pelo menos R$ 650 mil, além de dois automóveis.

A carta relata os crimes, que tiveram início em 2015. Leanderson prometia expressivos lucros ao padre, caso fossem investidas quantias em dinheiro. Até o primeiro semestre de 2017, somavam-se R$ 500 mil, levantados pelo religioso em empréstimos com agiotas. A dívida foi paga por familiares de Orlando, mas as extorsões continuaram.

“Foi um verdadeiro domínio psicológico. O suspeito é um megalomaníaco de filme, tem uma mente doentia. Teve portas abertas na igreja, prometendo recursos e chegou até a gerir a paróquia. Ele criou um enredo, uma fábula, ganhou a confiança das pessoas e falava a fiéis em nome do padre para arrecadar supostos recursos que seriam investidos em projetos do Governo”, detalhou o delegado.

As investigações policiais apontam que as dívidas se acumulavam com a promessa de breve retorno, vindo de Brasília. Leanderson se apossou ainda de um carro particular do padre e um segundo veículo, que havia sido doado à paróquia. Um dos veículos foi vendido por R$ 50 mil.

“O padre sempre tentava resolver no diálogo, mas era levado pelas promessas. O empréstimo mais recente do qual temos conhecimento foi obtido em janeiro deste ano: R$ 150 mil conseguidos com dois empresários da região”, completou Marcus Vinícius.

A Polícia não encontrou nenhum indício de envolvimento afetivo ou sexual entre Leanderson e Orlando. “Antes do suicídio, o padre estava abalado moralmente com a falência da paróquia”, contou ainda o delegado.

Prisão

De acordo com as investigações, o suspeito mantinha vida no "high society de Quixadá", vestindo roupas de grife e dirigindo carros importados, por exemplo. Apesar de viajar frequentemente a Brasília e ser visto junto ao deputado, em visitas à cidade, Leanderson não tinha cargo público.

Segundo a Polícia, Leanderson teve acesso ao local do suicídio antes mesmo da perícia e teria furtado o celular do padre Orlando, o que se configura alteração de local de crime. O suspeito tentou coagir ainda outras autoridades religiosas da Diocese de Quixadá, consideradas testemunhas do estelionato, tumultuando as investigações. Os quatro crimes levaram à prisão preventiva do suspeito, decretada pela Comarca de Quixadá.

AUTOR: Lucas Braga / O Povo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...