LEITORES DO GUGUNEWS

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS, E TENHAM UMA ÓTIMA LEITURA!.

CURTA OGUGUNEWS NO FACEBOOK

GUGUNEWS - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

quarta-feira, 26 de junho de 2019

EM SOBRAL (CE), DONA DE CASA FICA PRESA POR ENGANO DURANTE 13 DIAS NO LUGAR DA IRMÃ

Dona de casa foi presa durante operação da Delegacia de Sobral, no Ceará — Foto: Mateus Ferreira/SVM

Uma dona de casa ficou presa engano no lugar da irmã durante 13 dias na cidade de Sobral, na Região Norte do Ceará. Ela foi detida no dia 13 de junho, durante a Operação "Os Covardes", quando policiais cumpriram o mandado de prisão e a levaram no lugar da irmã. Somente nesta terça-feira (25), a Polícia Civil do Ceará confirmou a verdadeira identidade da mulher detida.

Francisca Cleice da Costa teve um habeas corpus concedido nesta quarta-feira (26) pelo juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Sobral.

Segundo o advogado João Paulo Avelino Alves de Sousa, que representa a dona de casa, ela deve deixar a prisão ainda hoje. O advogado disse que Cleice só contou à polícia que não era o alvo do mandado de prisão quando procurou um defensor.

“Ela afirmou que não se tratava da irmã dois dias depois de ser presa. A Cleice falou que não se tratava da irmã”, ressaltou o advogado.

A mulher chegou a assinar documentos se passando pela irmã antes de revelar sua verdadeira identidade. Sousa, entretanto, não revelou qual foi a motivação da mulher presa para esconder a informação. Segundo ele, essa é uma questão de "sigilo de fonte".

Interrogatório policial

A polícia tinha um mandado de prisão contra a irmã de Francisca Cleice, identificada como Francisca Aurivânia Ramos da Costa, que está foragida. A dona de casa que acabou detida por engano não estava na lista de procurados.

De acordo com a Polícia Civil, a mulher assinou com o nome de Aurivânia o termo de qualificação e a autorização de acesso ao aparelho celular apreendido. Após a prisão, Francisca Cleice foi submetida a um exame criminal na sede da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) em Sobral para comprovar a verdadeira identificação.

Após o resultado, ficou comprovado que a dona de casa ficou presa no lugar da irmã. Mesmo sendo liberada da prisão, ela poderá responder por falsidade ideológica, já que assinou documentos públicos fingindo ser outra pessoa. A dona de casa pode ainda ser autuada na lei das organizações criminosas por impedir ou atrapalhar a investigação de infração penal envolvendo organização criminosa.

Sobre a possibilidade dela responder por falsidade ideológica, o advogado de defesa, afirmou que ele e a cliente não foram notificados até a manhã desta quarta-feira.

AUTOR: G1

STF NEGA PEDIDO PARA LIBERTAR LULA

Lula (Foto: AGÊNCIA ESTADO )

Em 2º pedido para soltar Lula, Gilmar e Lewandowski votaram a favor do recurso; Fachin, Celso Mello e Cármen Lúcia, contra. Por 3 votos a 2, a decisão é de que Lula continuará preso.

A Segunda Turma debateu se Lula poderia sair da prisão e aguardar em liberdade até a conclusão do julgamento em que o petista acusa o ex-juiz federal Sergio Moro de agir com "parcialidade" ao condená-lo no caso do triplex do Guarujá. A discussão sobre o tema foi antecipada hoje pelo Estadão.

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou nesta terça-feira, 25, recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que se voltava contra uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Neste processo, o petista também pedia para sair da prisão, onde está desde abril do ano passado, condenado por corrupção e lavagem de dinheiro na Lava Jato.

STJ

No julgamento que foi concluído há pouco, a defesa de Lula reclamava da atuação do ministro Felix Fischer, do STJ, que negou de forma individual um recurso do petista contra a condenação do triplex do Guarujá. Algum tempo depois, o próprio STJ acabou julgando recurso do ex-presidente contra a decisão de Fischer, o que resultou na manutenção da condenação de Lula e na diminuição de sua pena. O caso passou pelo crivo da Quinta Turma do STJ em abril.

Os ministros Edson Fachin, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Cármen Lúcia votaram para negar o recurso do petista. A divergência foi trazida pelo ministro Ricardo Lewandowski, que se manifestou para anular o julgamento do STJ que manteve a condenação do ex-presidente.

Lewandowski se disse perplexo pelo fato de Fischer ter negado de forma individual o recurso do ex-presidente, o que, para ele, representou uma ofensa ao devido processo legal. "Ele não permitiu que seus pares do colegiado pudessem ouvir a defesa e seus argumentos complexas", disse.

O ministro mostrou insatisfação com a situação mesmo após os ministros do STJ terem analisado o caso do ex-presidente de forma colegiada, como ocorreu em abril. Lewandowski pontuou que, como a discussão se deu em sede de agravo (quando a defesa recorre de uma decisão individual), a defesa não teve oportunidade de fazer a sustentação oral da tribuna. Isso, para o ministro, fez com que a situação de constrangimento ilegal se mantivesse. O ministro, no entanto, ficou isolado nesta posição.

Para Fachin, relator do processo, a decisão de Fischer foi fundamentada e poderia ter sido dada de forma individual, ponto contestado pela defesa de Lula no STF.

Desconforto

O ministro Gilmar Mendes, mesmo criticando a decisão individual de Fischer de rejeitar o recurso de Lula, votou contra atender ao pedido de Lula para derrubá-la. Isso porque Gilmar lembrou que a Quinta Turma do STJ analisou o caso de Lula, fazendo ajustes na decisão individual de Fischer, ao manter a condenação do petista no caso do triplex do Guarujá, mas reduzir a sua pena.

"Meu desconforto é esse. Acho que de fato, numa matéria desta magnitude decidir-se monocraticamente, é extremamente grave. O fato é que o colegiado se debruçou sobre a temática, fez essa avaliação e acolheu de forma substancial pedidos da defesa", disse Gilmar Mendes.

AUTOR: Agência Estado

terça-feira, 25 de junho de 2019

NO RJ, FILHOS DA DEPUTADA FLORDELIS SUSPEITOS DE MATAR PASTOR DEVEM SER TRANSFERIDOS PARA PRESÍDIO HOJE

Flordelis e o marido, o pastor Anderson Carmo, morto na casa da família neste domingo (16) — Foto: Reprodução/ Facebook

Os dois filhos da deputada Flordelis suspeitos de matar o pastor Anderson do Carmo devem ser transferidos, nesta terça-feira (25), para uma unidade prisional do Rio de Janeiro.

Flávio dos Santos e Lucas dos Santos estão presos por suspeita de matar o pastor dentro de casa na madrugada de domingo (16). Segundo as investigações, Lucas comprou a arma usada no crime e, em depoimento, Flávio confessou ter atirado seis vezes no padrasto.

O advogado da família de Anderson disse que vai trazer à delegacia, para prestar depoimento, pessoas ligadas ao pastor. “Ficou hoje (segunda-feira) aqui pactuado que os dois filhos serão transferidos daqui amanhã (terça-feira), pois eles estão em condições insalubres”, afirmou o advogado Anderson Rolemberg.

A defesa também garantiu que vai pedir a anulação da confissão feita pelo Flávio. De acordo com Rolemberg, o depoimento contém "vícios". Para Rollemberg, Flávio pode ter sido coagido a assumir a autoria do crime.

Deputada presta depoimento por mais de 10 horas

Na segunda, a parlamentar passou mais de 10 horas prestando depoimento na Delegacia de Homicídios, em Niterói, sobre a morte do marido.

Além da deputada, outras 24 pessoas que frequentavam ou moravam na casa onde o pastor foi assassinado também prestaram depoimento. Os investigadores esperam ouvir algumas dessas pessoas novamente nesta terça.

A defesa da deputada disse que ela prestou depoimento na condição de testemunha, mas a polícia continua afirmando que todas as pessoas que estavam na casa na hora do crime estão sendo investigadas.

O crime

O pastor Anderson do Carmo foi morto a tiros no domingo (16) dentro da casa em que morava com a mulher, a deputada Flordelis, e parte dos 55 filhos do casal - a maioria, adotada - em Niterói, Região Metropolitana do Rio.

A Polícia Civil prendeu dois dos filhos da deputada - Flávio, filho biológico de Flordelis e que admitiu ter dado seis tiros no padrasto; e Lucas, que teria comprado a arma do crime.

Agora, os investigadores apuram a suspeita de que Flordelis e mais três filhas do casal também teriam participado do assassinato.

Dois dias após o crime, os policiais encontraram, dentro da casa da família, a arma usada para matar Anderson em cima de um armário, enrolada em um pano, além de um edredom com manchas de sangue e uma fogueira no quintal, com diversos objetos já carbonizados.

Os investigadores tentam descobrir se outras pessoas participaram do crime, além dos dois irmãos, e quais foram as motivações e as circunstâncias que levaram ao assassinato.

AUTOR: G1/RJ

quarta-feira, 19 de junho de 2019

EM SOBRAL (CE), ESTUDANTE É ESTUPRADA DENTRO DE ESCOLA POR COLEGA DE SALA

Estudante é estuprada por aluno da mesma escola dentro do banheiro da instituição, em Sobral. Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução

Uma estudante foi estuprada dentro de uma escola por um aluno da mesma instituição, em um distrito de Sobral, município da Região Norte do Ceará, na noite desta segunda-feira (17). 

O crime ocorreu quando a jovem pediu permissão para sair de sala e ir ao banheiro. O diretor da escola afirma que o próprio agressor acionou a coordenação da escola e confessou ter violentado a vítima momentos após o crime. O suspeito foi preso e autuado em flagrante por estupro.

De acordo com o diretor da escola, professor Francisco Agenor Almeida Mendes, a vítima foi violentada dentro do banheiro masculino da unidade, por volta de 22h.

O agressor, estudante de 19 anos, saiu da sala onde assistia aula juntamente com a vítima e outros alunos escondido da professora, aproveitando um momento em que a docente estava de costas para a turma, logo após a jovem pedir permissão para usar o banheiro. Ele atraiu a garota para o banheiro masculino, a trancou no box e cometeu o crime, segundo o diretor.

A Secretaria de Segurança Pública do Ceará informou que o suspeito não tinha antecedentes criminais.

A vítima passou por exames na Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Ela foi ouvida na Delegacia Regional de Sobral. O inquérito policial sobre o caso foi transferido para a Delegacia de Defesa da Mulher do município.

AUTOR: G1/CE

quinta-feira, 13 de junho de 2019

EM FORTALEZA (CE), SUSPEITO DE COMPRAR E REVENDER NOTAS FALSAS É PRESO COM MAIS DE R$ 8 MIL EM CÉDULAS FALSIFICADAS

Homem é preso suspeito de comprar e revender dinheiro falso em Fortaleza — Foto: (Foto: Paulo Sadat/ Sistema Verdes Mares)
Um homem suspeito de comprar e revender notas falsas foi preso em flagrante, no início da tarde desta quarta-feira (12), na Rua Verbena, no Bairro Bonsucesso, em Fortaleza, com o valor de R$ 1.000 em cédulas falsas. Na casa dele, a Polícia Civil encontrou mais R$ 7.500 e cinco aparelhos celulares.

De acordo com a polícia, Arnaldo César Araújo de Oliveira, de 29 anos, confessou que comprava o dinheiro falso de um fabricante e que revendia por três vezes o valor menor que uma nota original.

A prisão foi feita após uma denúncia anônima recebida pela Polícia Civil. O suspeito não tinha antecedentes criminais e vai responder pelos crimes de estelionato e falsificação. O caso será investigado pelo 7º Distrito Policial no bairro Pirambu.

AUTOR: G1

quarta-feira, 12 de junho de 2019

EM FORTALEZA (CE), TRIO SUSPEITO DE ESTELIONATO É PRESO COM 51 CARTÕES BANCÁRIOS

Trio é preso por estelionato, em Fortaleza. Foto: Divulgação/ Polícia Militar do Ceará

Três homens foram presos pela Polícia Militar do Ceará sob suspeita de estelionato. A prisão aconteceu nesta terça-feira (11), no Bairro Montese, em flagrante realizado no 25º Distrito Policial.

Uma vítima denunciou um dos suspeitos logo depois de perceber que ele havia trocado o seu cartão em uma agência bancária. A polícia foi acionada e achou os três homens em um veículo, a dois quarteirões do banco.

Diversos cartões bancários com nomes de terceiros foram encontrados com o trio. Cesar de Souza Costa (40), Marcus Vinicius de Souza (24), ambos sem antecedentes, e José Ferreira de Souza (54), com passagem por posse de drogas. Eles também estavam com recibos bancários e uma quantia de R$ 80.

Na casa de César os policiais encontraram mais cartões bancários, totalizando 51, além de celulares, relógios, um talão de cheques e uma máquina de leitura de cartão.

Os homens foram conduzidos com todo o material apreendido ao 25º Distrito Policial. Eles foram autuados por associação criminosa e estelionato.

AUTOR: G1

segunda-feira, 10 de junho de 2019

EM CRATEÚS (CE), ADOLESCENTE DE 16 ANOS, COMETE SUICÍDIO POR ENVENENAMENTO NA ZONA RURAL

Vítima

A fatalidade foi registrada no Domingo, 09/06, por volta de 17h30, na localidade de Graciosa, Zona Rural, deste município, quando ocorreu um suicídio por envenenamento, onde a vítima trata-se da adolescente:

MARIA LUCIANA DA COSTA VIEIRA, 16 anos natural de Crateús, filha de MARLI DA COSTA FERREIRA e ANTÔNIO VIEIRA DE SOUZA, residente no local do fato.

A vítima relatou para a sua avó materna que também se encontrava na casa que havia ingerida veneno utilizado em plantações. Tendo sua avó, de imediato, buscado socorro, mas ao chegarem ao hospital em Crateús a vítima já estava em óbito.

Os PMs , estiveram no hospital local, colheram as informações, bem como entraram em contato com a Delegacia que acionou o Rabecão do IML da cidade de Tauá, para os devidos procedimentos.

AUTOR: IPAPORANGA NOTÍCIAS

domingo, 9 de junho de 2019

NO ACRE, POLÍCIA INVESTIGA EXPLOSÃO DE BARCO COM 15 FERIDOS


MARINHA diz que todas os feridos foram resgatadas com vida (Foto: Foto: Gledisson Albano/Rede Amazônica Acre)

A explosão em um barco que levava passageiros e galões de combustível pelo rio Juruá deixou 15 pessoas gravemente feridas no início da noite de sexta-feira passada, 7, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre.

Oito das vítimas, inclusive um bebê sete meses e a mãe dele, todas em estado muito grave, que passaram a noite internadas em unidade de terapia intensiva no Hospital Regional do Juruá, foram transferidas, ontem, para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco.

A Polícia Civil acredita que o barco era utilizado para o transporte irregular de combustível. Conforme o delegado Lindomar Ventura, da Delegacia Central de Cruzeiro do Sul, o barco estava ancorado e fazia o abastecimento de cinco galões de combustível quando houve a explosão.

As primeiras apurações, segundo ele, indicam que um dos galões teria transbordado e combustível se inflamou ao atingir equipamentos do navio. As chamas envolveram rapidamente a embarcação, que transportava também malas de viagem e mercadorias diversas. O número de pessoas a bordo ainda será apurado. "Muitos passageiros pularam no rio e ainda não conseguimos uma lista das pessoas que estavam no navio", disse.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas para combater as chamas e dar socorro aos feridos. Pessoas com até 90% do corpo queimados foram levadas para o Hospital do Juruá. Funcionários relataram que muitos feridos chegaram desmaiados ou gritando de dores.

O comandante dos bombeiros, José Dutra de Oliveira, informou terem sido socorridos, com ferimentos médios, graves e gravíssimos, dez homens, três mulheres e duas crianças - além do bebê de 7 meses, outro de 1 ano.

O Governo do Acre enviou caixas de medicamentos ontem de manhã e suprimentos médicos para o tratamento das sete vítimas que continuavam internadas no Hospital do Juruá. A Polícia Civil notificou a Marinha do Brasil, em razão dos indícios de que o barco era usado clandestinamente para transportar combustível usado no abastecimento de outras embarcações.

Em nota, a Marinha informou, por meio do Comando do 9.º Distrito Naval, ter tomado conhecimento do incêndio na embarcação."Assim que tomou conhecimento, uma equipe de busca e salvamento e uma equipe de inspeção naval da Agência Fluvial de Cruzeiro do Sul, subordinada à Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, foram direcionadas ao local, juntamente com uma equipe do Corpo de Bombeiros do Estado do Amazonas. Todas as pessoas foram resgatadas com vida e os feridos foram encaminhados ao hospital da cidade", diz a nota.

AUTOR: O POVO

sexta-feira, 7 de junho de 2019

LULA, PALOCCI E PAULO BERNARDO SÃO ACUSADOS DE RECEBER PROPINA DA ODEBRECHT

A propina teria sido recebida em 2010. À época, Lula era presidente e Palocci, ministro(Foto: Arquivo/ Agência Brasil)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os ex-ministros Antônio Palocci e Paulo Bernardo e o empresário Marcelo Odebrecht se tornaram réus após a 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília aceitar a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF). A acusação é de propina em troca de favores políticos. As informações são do G1.

Lula, Palloci e Paulo Bernardo teriam recebido a propina da construtora Odebrecht em 2010. A acusação indica que a empreiteira prometeu R$ 64 milhões a Lula para ser favorecida em decisões do Governo. De acordo com o MPF, o dinheiro teria sido colocada à disposição do Partido dos Trabalhadores (PT).

Conforme a acusação, em troca do valor, a Odebrecht teria solicitado interferência política para elevar para R$ 1 bilhão um empréstimo concedido a Angola pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Após a concessão do empréstimo, a construtora foi contratada pelo país africano e captou parte dos valores obtidos junto ao BNDES. A liberação de tal financiamento foi assinada por Paulo Bernardo, então ministro do Planejamento.

No despacho da decisão judicial, assinada nesta quarta-feira, 5, pelo juiz Vallisney de Oliveira, foi destacado que "a peça acusatória está jurídica e formalmente apta e descritiva". A acusação também contém vídeos, e-mails, planilhas, relatórios policiais e outros documentos entre as provas.

AUTOR: O POVO

quinta-feira, 6 de junho de 2019

EM FORTALEZA (CE), FORAGIDO DA CADEIA PÚBLICA DE SOBRAL É LOCALIZADO, MAS É LIBERADO POR NÃO CONSTAR NADA NO SISTEMA DA POLÍCIA

Daniel da Silva do Nascimento está foragido da Cadeia Pública de Sobral desde o dia 17/09/2018,
mas foi liberado por não constar nenhum mandado contra o mesmo.
Antecedentes criminais do suspeito

O homem que aparece na imagem se chama Daniel da Silva do Nascimento, 22 anos e reside em Viçosa do Ceará. 

Tem antecedentes por crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, receptação, lesão corporal, ameaça e disparo de arma de fogo. Ele foi encontrado pela Polícia Militar em atitude suspeita no bairro Serrinha, em Fortaleza no domingo (02/06). 

Ao ser interrogado pelos Policiais ele confessou ser foragido da Cadeia Pública de Sobral. Diante dessa situação foi conduzido para o 11º DP. Na Delegacia foi ouvido pelo Delegado que viu que ele tinha várias passagens pela polícia, entretanto, não havia no sistema nenhum mandado de prisão contra o ele. Diante de tal situação, a polícia teve que liberá-lo.
Daniel da Silva do Nascimento está foragido da Cadeia Pública de Sobral desde o dia 17 de setembro de 2018, quando fugiu em companhia de outros seis internos.

AUTOR: Ibiapaba 24 horas

quarta-feira, 5 de junho de 2019

EM FORTALEZA (CE), CARRO INVADE CALÇADA E ATROPELA POLICIAL APOSENTADO

Veículo subiu a calçada do estabelecimento comercial onde a vítima estava conversando com um amigo. Foto: Rafaela Duarte

Um carro invadiu a calçada de um estabelecimento e atropelou um policial militar aposentado na Avenida Gomes de Matos, no Bairro Montese, em Fortaleza, na noite desta terça-feira (4).

De acordo com a Polícia Militar, o cabo da reserva foi atingido pelo veículo desgovernado quando conversava com um amigo no local.

Com o impacto, a vítima teve ferimentos na perna e foi socorrida por uma equipe do Samu para um hospital particular. O amigo do policial não ficou ferido.

Segundo a polícia, o condutor do carro fugiu do local correndo. Ele apresentava sinais de embriaguez.

Um adolescente que também estava carro foi apreendido e levado a uma unidade policial para prestar esclarecimentos.
Policial foi socorrido para um hospital particular com ferimentos na perna. Foto: Rafaela Duarte

AUTOR: G1/CE

segunda-feira, 3 de junho de 2019

EM IBIAPINA (CE), CRIANÇA DE 07 ANOS MORRE APÓS CAIR DE D10 EM MOVIMENTO

Uma menina de sete anos de idade morreu após cair de uma D10 em movimento no município de Ibiapina. 

O acidente ocorreu por volta das 09h, deste domingo (02/06). O carro era conduzido pelo pai da criança que também levava outros filhos.

A D10 transitava próximo ao Hospital Municipal Maria Wanderlene Negreiros de Queiroz, quando a porta do veículo abriu e a criança caiu.

A menina chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

AUTOR: G1/CE
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...