LEITORES DO GUGUNEWS

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS, E TENHAM UMA ÓTIMA LEITURA!.

CURTA OGUGUNEWS NO FACEBOOK

GUGUNEWS - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

EM FORTALEZA (CE), CAMINHADA COM MARIA DEVE REUNIR 3 MILHÕES DE FIÉIS NESTE FERIADO

Caminhada com Maria em Fortaleza deve ter percurso de 12,5 km. Foto: Divulgação

A 17ª edição da Caminhada com Maria, em homenagem à Nossa Senhora de Assunção, padroeira de Fortaleza, deve contar com público estimado em 2 milhões de fiéis, segundo a organização. A programação deste ano reforça o pedido pela diminuição da violência, com o tema “Maria caminha conosco na construção da Paz”.

Missas e celebrações estão programadas durante a manhã, antes da concentração para a caminhada, prevista para começar às 14h, saindo do Bairro Vila Velha. O percurso completo deve ter 12,5 km. Uma música foi composta para a celebração, com reflexões sobre a importância da não-violência.

"Essa perspectiva do tema é a chamada para a reflexão sobre a paz, rezar pela paz e construir a paz, e vem no contexto da violência que vivenciamos em Fortaleza", afirma o padre Antônio Francileudo, coordenador do evento.

"O Papa Francisco tem insistido, permanentemente, que se reze pela paz e que o cristão deve ser aquele que promove e constrói paz em todos os âmbitos. Desde a dimensão política, economia, social e o cuidado com a casa comum, que é o planeta", completa.

Segundo o coordenador da procissão, muitas histórias bíblicas colocam as caminhadas como forma de devoção ao Sagrado. "A Caminhada com Maria tem seu fundamento exatamente nisso: o povo de Deus, o povo que tem fé, caminha com Maria para o céu", destaca. A Caminhada com Maria é uma iniciativa da Arquidiocese de Fortaleza, que surgiu em 2003, por meio de Dom José Antônio, para comemorar o jubileu da Diocese do Ceará.

Programação

As primeiras celebrações em homenagem à santa estão previstas para o período da manhã, na comunidade Santiago da Barra do Ceará. A imagem de Nossa Senhora de Assunção, que fica no alto do Cruzeiro de Santiago, será cercada com bandeiras brancas.

Já no santuário de Nossa Senhora da Assunção, no Bairro Vila Velha, os fiéis começarão a ser recebidos bem cedo. No local, serão celebradas missas às 6h, 8h, 10h e 12h. Já para a caminhada, a concentração será às 12h, com celebração de missa presidida pelo bispo auxiliar Dom Júlio César.

Às 14h, o arcebispo Dom José Antônio dará início oficialmente à Caminhada com Maria para o trajeto de 12,5 km até chegar à Catedral Metropolitana de Fortaleza, onde haverá a coroação da imagem. Em 2019, haverá um momento especial de oração sob a ponte do Rio Ceará para pedir paz à capital cearense, com música composta especialmente para o momento, que deve acontecer às 15h.

Plano de apoio

Para garantir a segurança dos fiéis e fluxo de veículos, foi estabelecido um planejamento estratégico junto aos órgãos oficiais da cidade. A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) deve reforçar a frota de ônibus para o evento, com 74 coletivos distribuídos nos terminais de Messejana, Siqueira, Parangaba, Conjunto Ceará, Antônio Bezerra e Papicu. Para organizar a saída do público, a partir das 18h, serão disponibilizados 20 ônibus na Praça da Estação e três na Praça Coração de Jesus.

A Polícia Militar do Ceará terá efetivo de 142 homens engajados no percurso e coroação da imagem, na Catedral. Conforme a organização, 50 oficiais do Exército farão a proteção da imagem. Além disso, o evento terá cerca de 156 voluntários entre socorristas, enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem. Dez ambulâncias também estarão distribuídas no trajeto para atendimento aos participantes.

Interdições

Algumas vias serão bloqueadas para permitir a segurança dos fiéis, como a Avenida Leste Oeste, segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Serão disponibilizados aproximadamente 220 agentes do órgão e orientadores de trânsito para a operação, que deve começar às 6h, com o isolamento do Santuário de Nossa Senhora da Assunção.

AUTOR: G1/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O GUGUNEWS descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...