LEITORES DO GUGUNEWS

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS, E TENHAM UMA ÓTIMA LEITURA!.

CURTA OGUGUNEWS NO FACEBOOK

GUGUNEWS - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

TERREMOTO DEIXA 129 MORTOS, NA FRONTEIRA ENTRE IRAQUE E IRÃ

Mapa de terremoto no Iraque (Foto: Alexandre Mauro/G1)

Um terremoto de magnitude 7,3 atingiu o Iraque neste domingo (12), na fronteira com o Irã.

Os maiores estragos foram sentidos no país vizinho, segundo as primeiras informações, mas o tremor foi sentido na Turquia, em Israel e nos Emirados Árabes Unidos, além da capital iraquiana, Bagdá.

Ao menos 129 pessoas morreram no Irã, segundo a agência de notícias France Presse, e mais de mil estão feridas, de acordo com o Departamento de Emergência iraniano.

O Vermelho Crescente, representante da Cruz Vermelha no país, diz que mais de 70 mil pessoas precisam de acomodações de emergência.

A TV estatal iraniana diz que há também seis mortos no Iraque, mas o governo iraquiano não se pronunciou até o momento.

O governo da região autônoma do Curdistão informou que há vítimas mortais, mas sem detalhar o número de fatalidades, e "mais de 500 feridos" na província de Suleimaniya.
Ferido é socorrido em hospital em Sulaimaniyah, no Iraque, após terremoto no domingo (12) (Foto: Shwan Mohammed/AFP)

O epicentro do terremoto foi registrado a 22,4 km da cidade iraquiana de Derbendîxan e a 32,6 km de Ḩalabjah, a uma profundidade de 23,2 km, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS). A cidade iraniana mais próxima é Sarpol-e Z̄ahāb, a 52,4 km do local do tremor.

O terremoto ocorreu às 21h18 (horário local, 16h18 em Brasília) e reflexos chegaram a ser sentidos em diversos países da região, como Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Kuwait, Líbano, Israel e Turquia.

A Associated Press, citando a agência iraniana ILNA, diz que ao menos 14 províncias do país foram atingidas. Perfis de sites de notícias iranianos postaram fotos de pessoas nas ruas e de prédios em ruínas.
Fachada de loja destruída após terremoto em Halabj, no Iraque, no domingo (12) (Foto: Osama Golpy/Rudaw/Social Media/via Reuters)

Represa no Iraque

O ministro de Recursos Hídricos do Iraque, Saad al Janabi, informou que aconteceram deslizamentos de terra em uma montanha perto da represa de Darbandikhan, mas, devido à escuridão, ainda não se sabe exatamente a magnitude dos danos.

Na manhã de segunda (horário local), as autoridades ordenaram a evacuação urgente das áreas situadas sob a represa. O terremoto abriu fissuras que podem ser vistas na superfície da estrutura, segundo o diretor da usina hidrelétrica, Rahman Khani, em comunicado.
Pessoas são vistas na rua em Bagdá, no Iraque, após deixarem prédios às pressas durante terremoto no domingo (12) (Foto: AP Photo/Hadi Mizban)

Falhas geológicas

O Irã fica situado em uma região com diversas grandes falhas geológicas e é um dos países mais ativos do mundo sismicamente.

Em 2003, um terremoto de magnitude 6,6 destruiu a cidade histórica de Bam, no sudeste do país, matando cerca de 26 mil pessoas.

AUTOR: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O GUGUNEWS descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...